Na hora de planejar uma viagem são milhares de coisas envolvidas, desde a data da viagem, compra de passagem até os detalhes como previsão do tempo.

Como não tenho muita flexibilidade de viajar de acordo com as promoções de passagens aérea, normalmente tento planejar o destino e a viagem de acordo com as minhas férias, ou aproveitar os feriados menos concorridos e que dê para emendar.

No meu caso, defino a data que estarei de férias, e tento ver dentre os destinos que gostaria de conhecer, o que é melhor para a época escolhida, e que esteja com preço mais acessível. Se a viagem for para o exterior é bom já ficar de olho no cambio, para não ter surpresas.

O ideal é ver se é época de chuva, muito frio, muito calor, enfim, às vezes a passagem está barata, mas não conseguirá aproveitar plenamente o destino devido as condições climáticas.

Nesse momento pesquiso os destinos, a passagem de ida e volta e começo a montar uma planilha simples no Excel com o roteiro dia a dia.

Para pesquisar as passagens uso alguns buscadores como Skyscanner, Decolar e Passagens Promo, e olho também direto na companhia aérea. Além disso, acumulo pontos, então sempre vejo se compensa pegar algum trecho ou a passagem toda com pontos.

A planilha me ajuda muito, para definir as datas que estarei em cada lugar, para ver hospedagem, quantas diárias serão necessárias, ver locomoção, que tipo de transporte irei utilizar, tempo que tenho, que passeios posso encaixar em cada dia, tento detalhar o máximo possível, mas sempre aberta a mudanças e alterações que possam ocorrer.

Meu modelo de planilha para planejamento

Normalmente pesquiso a hospedagem no Booking,ou Hostel World já que tem muitas opções e para todos os gostos, e, se gosto do hotel/pousada/hostel, vejo se possuem site próprio, embora na maioria dos casos não compense fechar direto. Costumo ficar em hostel, por ser mais econômico e ter em sua maioria aquele ambiente de integração, que é ótimo para quem viaja sozinho, mas quando opto por quarto privativo, procuro hotéis também, que às vezes saem mais em conta.

Outro item importante a pesquisar, é se para o destino que irá viajar são solicitadas vacinas específicas, como por exemplo a da Febre Amarela, que é exigida para diversos países. A consulta pode ser feita no site da Anvisa, na área Orientações ao Viajante, que consta uma listagem dos países que exigem a vacina, como emitir o CIV (Certificado Internacional de Vacinação) e os locais de emissão.

Não deixe de ver a necessidade de emissão de visto, pois cada país trata a imigração de uma forma diferente. Aqui tem um resumo dos países que exigem visto, e se a entrada é permitida somente com Registro Geral ou se é necessário o passaporte.

Outro item importante é o seguro viagem, que é obrigatório para alguns países, à exemplo a Europa, mais especificamente para os 26 que fazem parte do Tratado de Schengen.

Embora não seja obrigatório, é interessante fazer o seguro para qualquer país, uma vez que não sabemos o que pode acontecer, e normalmente em muitos países a saúde é bem cara, além de ter coberturas para bagagem e outras assistências. Já viajei com o seguro do cartão, passei mal na viagem, porém não pude utilizar, pois o do cartão é reembolso e já estava sem limite no cartão de crédito (acabei indo em uma farmácia e consegui comprar alguns remédios que amenizaram os sintomas, mas só fui ao médico quando voltei ao Brasil).

Caso não fique em uma única cidade e vá rodar pelo estado/país, é interessante pesquisar como será realizada a locomoção, se será de ônibus, avião, carro, trem ou barco, e já pesquisar os valores e fazer as reservas, principalmente se for datas de alta temporada ou lugares muito procurados, assim não corre o risco de deixar de fazer algo que gostaria pelo fato de não ter conseguido chegar ao destino.

Há quem diga que o planejamento é a parte mais chata da viagem e há quem diga que é uma das melhores partes, de qualquer forma, para te ajudar coloquei na aba Parcerias e Descontos os links para cotação de hospedagem, de chip internacional, seguro viagem e aluguel de veículos, sem falar que tem um descontinho!

Se tiver alguma dúvida, é só me chamar.

Bora Viajar?

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Rolar para cima