O Parque fica em Alto Paraíso – GO, com sua entrada no distrito de São Jorge.
Às segundas feiras a visitação somente é permitida mediante entrada acompanhada de um guia, mas nos demais dias o funcionamento é normal e não há necessidade de guia.
As trilhas são auto guiadas e muito bem sinalizadas, o que facilita a experiência no local.

Ao chegar, é necessário preencher um termo de responsabilidade, e em seguida, assistir a um vídeo curto com informações de segurança, detalhes específicos das trilhas e ao final um dos monitores do Parque confirma se ficou alguma dúvida, qual trilha pretende fazer e passa as últimas orientações.
Começamos nossa trilha por volta das 10h e optamos por fazer a trilha laranja. É uma trilha moderada, com 11 km de extensão (antigamente eram 8km mas incluíram mais uma atração) e valeu muito a pena.


Iniciamos indo para o mirante do carrossel, que tem uma vista incrível das quedas, ali fizemos um descanso, fotos e voltamos sentido as corredeiras, onde aproveitamos para entrar na água e tomar um banho refrescante. Achei uma ótima decisão ir ao carrossel antes das corredeiras pois deu pra descansar bastante.





Em seguida fomos para a cachoeira dos Saltos. Na trilha há muitos “degraus”, então se tiver o joelho não muito bom, vá com calma! Rs
Do mirante é possível ver a cachoeira Salto 120 por cima e a “fumaceira” que sobe da queda! É uma imagem linda, mas se continuar a trilha e descer até a cachoeira, com certeza ficará encantado!!


Ao final da trilha, você encontra a Salto 80 onde também é possível se banhar e aproveitar para dar uma relaxada, afinal tudo que a gente desceu, depois terá que subir.


Dicas: Leve frutas, snacks e principalmente água! O ideal é pelo menos 1 litro por pessoa para que se hidrate bastante, afinal o sol é forte, o percurso é longo e não há pontos na trilha para reabastecimento e/ou lanchonetes.
Não é cobrada entrada para o Parque, mas leve dinheiro para pagar o estacionamento.
Tente chegar ao parque o mais cedo possível, para que possa aproveitar o máximo e sem pressa, essa trilha tem duração de 4h a 6h, e o horário de saída do parque é 18h.
Ouça com atenção as instruções e respeite-as. A Natureza é imprevisível, e pode ser muito perigosa. Tenha cuidado com as correntezas!
Mais informações: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros